Escolha uma ferramenta. Ela será aberta em outra aba; você poderá usar sua própria conta.
Os produtores rurais do Piauí que instalaram placas solares nos últimos anos podem atingir autonomia total na geração de energia. O caminho é o uso da tecnologia conhecida como BESS (Battery Energy Storage System), sistema que armazena o excesso de energia gerado durante o dia. Um levantamento mostra que o Piauí possi, pelo menos, 91 propriedades rurais que usam energia solar com consumo acima de 1 milhão de watts, potência suficiente para abastecer até 500 casas simultaneamente.
Entre os sucessivos aumentos do diesel provocados pelas tensões no Oriente Médio e as quedas recorrentes da energia elétrica, os produtores rurais começaram a perceber uma fragilidade que antes passava despercebida: depender de combustível para tocar a produção é um risco que pode comprometer toda uma safra.
No Piauí, onde parte significativa das operações de irrigação, secagem de grãos e armazenamento ainda depende de geradores a diesel, o avanço da tecnologia solar com baterias começa a ser visto como o passo lógico para quem já investiu em painéis e agora busca independência energética. A diferença é simples: enquanto a placa solar gera energia apenas durante o dia, o sistema de baterias permite guardar o excedente para usar à noite ou manter uma reserva para emergências.
“O produtor piauiense sempre teve o sol como aliado para a fotossíntese, mas agora precisa dele também para a infraestrutura. O sol não sofre embargo, não depende de navio e não tem o preço ditado por conflitos no Oriente Médio”, afirma Diego Valverde, sócio da CarbonZero Tecnologia, empresa que desde 2025 desenvolve projetos de descarbonização no estado com apoio da Investe Piauí. “A dependência do diesel expõe o produtor à oscilação do barril, aos custos logísticos de transporte e ao risco de interrupções no abastecimento. Em momentos de tensão geopolítica, essa vulnerabilidade fica ainda mais evidente.”
O cálculo econômico tem se tornado mais favorável. Segundo Valverde, o retorno do investimento em sistemas que combinam energia solar e baterias caiu drasticamente nos últimos anos. “Em cenários típicos do agronegócio nordestino, o retorno hoje está entre 3 e 5 anos dependendo do porte e perfil de consumo. Com projetos bem dimensionados, chega a 3 anos. Há dois ou três anos, o mesmo sistema levava 6 a 8 anos para se pagar. Essa compressão foi impulsionada por dois fatores simultâneos: o preço das baterias de íon-lítio despencou, enquanto as tarifas de energia e o preço do diesel subiram continuamente.”
Em março de 2026, o diesel chegou a R$ 6,15 por litro na média nacional, com picos acima de R$ 9 em áreas remotas do Nordeste. Para uma propriedade que depende de geradores, esse custo corrói a margem de lucro de forma imprevisível. A alternativa solar com baterias, além de reduzir os custos operacionais em torno de 30% , oferece algo que o diesel não pode entregar: previsibilidade.
A confiabilidade do sistema também é um dos argumentos usados para convencer os produtores mais céticos. Enquanto um gerador a diesel exige troca de óleo a cada 250 a 500 horas, substituição de filtros e manutenção constante, as baterias têm operação muito simples. “Um sistema solar com BESS exige basicamente limpeza dos painéis, inspeção dos inversores e monitoramento remoto do estado das baterias. Hoje as baterias contam com garantias de no mínimo 10 anos”, explica Valverde.
Em termos de confiabilidade operacional, a superioridade do sistema é incomparável. “O BESS é estruturalmente superior ao diesel em dois aspectos decisivos para o produtor: tempo de resposta e autonomia independente. Sistemas com inversor híbrido alternam para fornecimento de bateria em menos de 20 milissegundos em caso de queda da rede, tempo imperceptível para equipamentos eletrônicos e motores de irrigação. Além disso, com BESS bem dimensionado, a fazenda opera em modo ilha durante ausências da rede, sem depender de logística de abastecimento de diesel, crítico em regiões remotas onde a entrega de combustível pode atrasar dias”, detalha.
Mas talvez o argumento mais forte para o produtor piauiense esteja nas exigências que vêm de fora. A partir deste ano, grandes mercados compradores, como a União Europeia, passam a exigir rastreabilidade de carbono e comprovação de baixas emissões. “Este é um dos pontos mais estratégicos para o produtor piauiense e ainda subestimado. O Regulamento de Desmatamento da UE e as exigências de rastreabilidade de carbono de grandes varejistas europeus e redes como Walmart e Carrefour estão convergindo para exigir inventários de emissões. Eliminar ou reduzir diesel das operações gera reduções mensuráveis e verificáveis de CO?”, afirma Valverde.
Para quem já deu o primeiro passo com a energia solar, a adição das baterias é o que transforma uma fonte intermitente em energia firme, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Mas, para quem ainda não começou, o empresário alerta que a conta precisa incluir não apenas o custo do investimento, mas o preço de ficar para trás em um mercado que já começa a exigir eficiência energética e baixo carbono.
“Não estamos falando apenas de uma solução energética, mas de uma alavanca estratégica de competitividade. O produtor piauiense precisa decidir não se vai eletrificar o campo, mas quando vai fazer isso. Porque lá na frente, quando Europa e China exigirem, quem já tiver pronto vai sair na frente”, observa Valverde.
No campo, diesel ainda pesa e limita alternativas
Na Fazenda Chapada do Céu, em Sebastião Leal, o produtor Ricardo Dalto afirma que o combustível representa cerca de 8,5% do custo total da produção. Segundo ele, a variação de preços afeta diretamente o planejamento da safra. Apesar de já conhecer soluções como a energia solar com baterias, Dalto destaca que ainda não há alternativa para o uso do diesel nas máquinas agrícolas. “O maior consumo é para abastecimento de máquinas, que só aceitam diesel”, explica.
Ele também chama atenção para a pressão crescente por práticas mais sustentáveis. “É muito forte. Inclusive, linhas de financiamento estão sendo cortadas para quem não atende a determinados parâmetros”, afirma. Mesmo assim, diante de uma alta repentina no preço do combustível, o produtor reconhece a limitação de respostas imediatas. “Não há alternativas”, resume.
Na Fazenda África, o produtor Ricardo Aboud relata cenário semelhante. Segundo ele, o diesel representa entre 7% e 10% do custo total e tem pressionado cada vez mais as margens. “Subiu mais que qualquer outro insumo, fugindo do planejamento e corroendo de forma significativa o resultado do produtor”, afirma.
Além do preço, há também o custo da logística, que pode chegar a cerca de 5% do valor do combustível. Para Aboud, a energia solar com baterias já se mostra uma alternativa mais eficiente, especialmente em propriedades fora da rede elétrica. “Nesse caso, o impacto na economia pode chegar a 80% em comparação com geradores a diesel”, destaca.
Apesar disso, ele ressalta que a adoção dessas soluções ainda depende da capacidade de investimento e de políticas de incentivo. “Buscar sustentabilidade é uma prioridade, mas precisa ser viável economicamente”, afirma. Em caso de um aumento brusco no preço do diesel, Aboud aponta que a saída mais imediata seria reduzir custos operacionais para proteger a margem.
Dependência do diesel expõe agro a risco global, diz especialista
Para a advogada especialista em gestão de risco no agronegócio, Andreia Cordeiro, o impacto do combustível no agro é mais amplo do que parece. “O diesel não entra só como combustível de máquina. Ele atravessa toda a operação, do preparo do solo ao transporte. Mesmo quando não é o maior custo isolado, é o que mais pressiona a margem”, afirma.
Em culturas de grãos, segundo ela, o diesel pode representar entre 15% e 25% do custo operacional total, além de influenciar diretamente os custos logísticos, principalmente em regiões mais distantes dos portos.Outro ponto crítico é o custo do transporte. Em regiões do interior, o diesel pode chegar até 20% mais caro do que no litoral, devido à dependência do transporte rodoviário. “É um efeito multiplicador. O combustível é caro para chegar e ainda encarece tudo que depende dele”, explica.
Diante desse cenário, Andreia aponta que a busca por fontes alternativas de energia já é uma resposta do setor. “O agro já identificou esse risco há algumas safras. A energia solar, especialmente com armazenamento, tem avançado como estratégia de mitigação”, afirma.
Ela ressalta, no entanto, que o diesel ainda deve permanecer no campo, mas com um novo papel. “Ele tende a se tornar um insumo de suporte, enquanto outras fontes ganham espaço nas operações fixas, como irrigação, armazenagem e beneficiamento.”




Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar